A TAM irá liberar o uso de smartphones em Modo Avião em todos os seus voos
Em breve a companhia aérea brasileira TAM deverá liberar o uso de smartphones em modo avião em seus voos.
Tempos atrás Jefferson Lucena, um gerente de manutenção aeronáutica da ANAC, chegou a dizer que: “uma imprecisão causada pelas ondas eletromagnéticas emitidas pelos smartphones pode comprometer o pouso e até mesmo tirar o avião da pista”, porém, é uma hipótese remota e nunca comprovada. Se celular realmente derrubasse avião, não deixariam você embarcar com o seu – por segurança, proíbe-se até xampu a bordo. Desde 2010 que a ANAC já permite o uso desse tipo de equipamento em voo, porém, poucas foram as empresas que aderiram à moda, e outras como a própria TAM, vinha apenas testando o uso em poucas aeronaves.
As regras da ANAC possivelmente servirão de base para o funcionamento do serviço, e dentre elas é preciso destacar que os passageiros poderão realizar chamadas e se conectar à internet sem fio (quando disponível no avião) a partir de uma altura de 3.048 mil metros do solo (ou 10 mil pés). Nos momentos críticos, como decolagem e pouso, o pedido para desligar todos os aparelhos eletrônicos continuará e o sistema de conexão será automaticamente desligado.
Então, se você quiser usar o seu Windows Phone enquanto viaja de avião, é bom aprende logo a liga e a desligar o Modo Avião, infelizmente neste modo você não terá internet para conseguir fazer o tão desejado rastreamento correios. Veja como é simples:
No Windows Phone 8.1 a maioria dos usuários já vem com a opção de ligar ou desligar o Modo Avião na Central de Ações. Se assim o for, basta abrir a Central e clicar sobre o ícone do Modo Avião e está feito.
No caso do Windows Phone 8 é preciso acessar o Menu Configurações > Modo Avião > Ativar ou Desativar. Feito.
No Windows Phone 7 é da mesma forma como é feita no Windows Phone 8.
Mas lembre-se: só use o aparelho se tiver a certeza de que a companhia aérea já autorizou o seu uso, mesmo em modo avião. Tenham todos um ótima viagem junto com o seu Windows Phone 😉
OBS: A GOL também já pediu a ANAC essa mesma liberação, mas leva tempo até sair.